Orientações

O que é o herpes simples?

O Herpes simples é uma doença determinada por um vírus chamado Herpes vírus hominis. Há dois tipos: O tipo 1 responsável por infecções na face e tronco e o tipo 2, responsável por infecções genitais, embora já se sabe que ambos podem infectar qualquer aérea da pele e mucosas.

A infecção é transmitida mais por contato pessoal direto embora menos freqüentemente pelo indireto. A intensidade da doença é variável e depende do estado imunológico (as defesas) do paciente. Geralmente a primeira infecção ocorre na infância, passando o individuo a ser portador do vírus por toda vida (cerca de 70 a 90% da população porta o vírus). Esse vírus pode ser reativado produzindo a doença desde que o sistema imunológico tenha alguma depressão (traumas, stress, exposição solar, menstruação, infecções, etc).

A forma mais comum do Herpes é a labial. Surge inchaço, vermelhidão, dor, coceira e o surgimento de bolhinhas tensas nos lábios, conteúdo claro, que podem se tornar purulentas e depois ulcerar. Pode também se localizar na área genital ou em qualquer parte do corpo.

O diagnóstico é feito pelo exame clínico, embora existam exames laboratoriais atualmente que possam comprovar. O tratamento local ou sistêmico dever ser feito pelo seu dermatologista a base de antivirais.

Listar todas as orientações

agende

a sua consulta

Escolha o melhor dia e turno na semana.

tratamentos

e especialidades

Saiba quais são os tratamentos e especialidades oferecidos pela Dra. Sarita Martins.

Conheça

contato

Envie sua dúvida, crítica, sugestão ou elogio.
Informamos que não aceitamos convênios / planos de saúde.