Orientações sobre cuidados com a pele

Tenho 20 anos. Já devo começar a tratar da minha pele?

Lógico que sim. Os sinais de expressão ainda não chegaram, mas nessa época há excessiva produção de sebo o que poderá levar ao aparecimento de acne. Sempre o tratamento precoce irá prevenir o aparecimento de manchas e marcas. O uso de filtro solar deve ser diário porém, nem todo filtro solar você poderá usar. É importante uma visita ao dermatologista para que seja prescrito o indicado para sua pele.

Que cuidados eu devo ter com minha pele aos 30 anos?

Aos 30 anos a sua pele já começa a sofrer ações dos radicais livres. Surgem as primeiras manchas, muitas vezes por exposição excessiva ao sol sem uso de filtro solar ou pelo uso de anticonceptivos. Pode também estar iniciando um certo grau de flacidez, principalmente na área dos olhos. A prevenção é importantíssima com o uso de cremes apropriados. Além disso, tratamentos com peelings seriados leves ajudam a estimular a produção de colágeno e a clarear manchas que por acaso já existam.

Tenho 40 anos e nunca cuidei da minha pele. O que devo fazer?

A falta de cuidado como não ter  usado protetor solar pode ter tido suas consequências. As linhas de expressão estão mais em evidência nessa década, além de manchas e vincos. O indicado nessa faixa etária é o uso de ácidos diários, filtro solar, além de preenchedores, toxina abotulínica, peelings ou laser.

Tratamentos dermatológicos ainda tem solução aos 50 anos?

Claro que sim. Nessa faixa etária há perda de gordura facial, desidratação e flacidez de estruturas profundas da pele. É muito importante a melhora da qualidade da sua pele com o uso de hidratantes com ativos antioxidantes e ácidos mais potentes. No consultório você poderá repor essa perda que houve na face através de volumizadores, melhorar a flacidez através de procedimentos, bem como retirar as manchas através de peelings ou lasers.

Tenho 60 anos e não quero fazer cirurgia plástica. Quais os recursos da dermatologia que podem me ajudar?

Você aos 60 anos deve fazer visitas ao dermatologista com mais frequência, já que o    excesso de sol no passado pode lhe trazer riscos de câncer da pele. Atualmente temos inúmeros recursos para atenuar as marcas do tempo como peelings, preenchimentos de sulcos e vincos, volumização do rosto devido a perda da sustentação, tratamento da flacidez, toxina botulínica e os laseres.

Aos 70 anos, algum procedimento ainda pode melhorar minha pele?

Lógico que sim. A dermatologia cosmiátrica avançou muito nos últimos anos. Surgiram vários tratamentos não só para o rosto mas também para o corpo como, flacidez de  pescoço, braços, glúteos e pernas. As suas rugas, e vincos poderão ser atenuados e sua pele poderá ganhar todo o viço perdido.

Por que eu encravo minhas unhas com muita frequência?

Existem várias causas para a  unha encravar. A mais comum é o modo de cortar unha. Pode ser também pelo uso de sapatos apertados, além de fatores hereditários como: desproporção entre a  largura da lâmina e o leito, convexidade acentuada da lâmina, rotação medial do artelho, e dedos dos pés longos, alterações ungueais geriátricas, e o impacto nos pés devido a velocidade e intensidade da corrida.

Tenho unha encravada. Devo procurar um médico?

Com certeza o dermatologista é o médico mais capacitado a tratar sua unha encravada. Dependendo do grau ela poderá ter tratamento clínico (grau I) ou cirúrgico (grau II e II) onde o granuloma que se forma é eletrocoagulado ou até uma matricectomia parcial quando a parte que sempre encravada é retirada. Esses procedimentos são realizados com anestesia local e regime ambulatorial.

O tratamento da unha encravada é doloroso?

Atualmente os recursos para atenuar a dor melhoraram muito. Durante o procedimento seu dedo é anestesiado e você não sente qualquer tipo de dor. No local da picada da anestesia 30 minutos  antes  se coloca um anestésico tópico, além de gelo na hora da introdução do anestésico. No pós operatório é prescrito  analgésicos potentes para que você não sinta nenhum desconforto quando a anestesia passar. O anestésico é alcalinizado para diminuir o ardor do liquido ao entrar no tecido.

Tenho alergia a cosmético. Tenho solução?

Lógico que sim. Primeiro teremos que  identificar a substância responsável, e afastá-la evitando assim o problema. Existe atualmente  a opção de usar produtos hipoalergênicos, isto é, aqueles que raramente provocam alergia, porém mesmo assim algumas pessoas poderão reagir. E o tratamento da lesão provocada pela alergia a base de substâncias que tem efeito anti-inflamatório e antialérgico. 

Tenho unhas fracas. O que faço?

Você tem que procurar o dermatologista para avaliar se não tem anemia, deficiência de ferro, zinco ou algumas vitaminas, se você não fez recentemente nenhuma dieta rígida, ou é portadora de alguma alteração na tireóide. Observar também se não está colocando muito a mão em contato com água, usando muito sabão ou detergente ou indo a manicure com muita frequência.

Devo usar protetor solar mesmo em dias nublados?

Sim. A radiação ultravioleta atinge sua pele mesmo nestes dias. Ela é responsável pelo envelhecimento da sua pele, pelo aparecimento  de manchas, rugas e do câncer da pele. O uso de filtro solar deve ser diário impendente se você vai a praia, piscina ou campo ou da sua cor da pele. Deve ser aplicado meia hora antes da exposição solar e sempre duas camadas. 

Tenho um excesso de sudorese nas minhas mãos, mas não quero me submeter a cirurgia. Tem algum tratamento clínico?

Tem sim. Além do uso de substâncias que podem diminuir a sudorese, existe um tratamento da aplicação da toxina botulínica na palma da mão. É um tratamento ambulatorial ótima resposta, que diminui os seus sintomas por muitos meses. 

O tratamento da hiperidrose palmar (sudorese intensa das mãos ) é doloroso?

Sim, mas pode ser atenuado com o gelo antes da aplicação ou também com a anestesia de toda mão. Com isso a aplicação se torna indolor. O tamanho da agulha e a qualidade da mesma podem tornar o procedimento mais confortável.

Como faço para crescer os cílios?

Existe no mercado brasileiro uma substância que aplicada topicamente nos cílios aumenta não só o volume como também o tamanho. Esse tratamento deve ser diário e é respaldado através de trabalhos científicos. Seu olho deve ser examinado antes, porque existem algumas doenças que fazem cair ou rarefazer os cílios e que precisam ser diagnosticadas. 

Tenho uma ferida que não cicatriza. Isso pode ser um câncer da pele?

Sim. Você deve consultar um dermatologista para  realizar um exame clínico e dermatoscópico da lesão e talvez uma biopsia. Todo sinal que cresce de tamanho, sangra, coça, incha é um alerta e deve ser examinado em maiores detalhes. Lembre-se que a prevenção sempre é o melhor tratamento. 

Ouço falar em preenchimento na pele. O que é isso?

Preenchimento é uma técnica  que consiste em preencher cicatrizes que apresentam depressões, vincos ou sulcos que com o passar da idade se tornam mais visíveis ou profundas, envelhecendo a aparência.  Existem diversos tipos de preenchedores, de efeito temporário ou prolongado, sintético ou de origem animal. O preenchedor usado será aquele mais indicado para o grau de depressão. Optamos sempre por preenchedores temporários. Geralmente o procedimento não necessita de anestesia e o paciente volta ao seu cotidiano imediatamente.

Fui a um dermato que me falou que as minhas cicatrizes de acne precisariam fazer micro-enxertos. O que é isso? Preciso me internar para realizar esse procedimento?

Os micro-enxertos são pequenos transplantes de pele saudável para a área da cicatriz. Esta técnica usa um delicado instrumento chamado punch ou lâmina para retirar a pele da área doadora. Normalmente a área doadora se localiza atrás da orelha. O micro-enxerto é especialmente indicado para cicatrizes profundas da acne. Esse procedimento é feito com anestesia local em regime ambulatorial sem precisar nenhum tipo de internação.

O que consiste a dermabrasão e para que serve?

É um método cirúrgico de tratamento que consiste em abrasar ou lixar as camadas superficiais da pele. Permite corrigir a superfície de cicatrizes e irregularidades da pele. Ela determina bons resultados em cicatrizes da acne e cicatrizes cirúrgicas, rugas e algumas cicatrizes da varicela/catapora.

Pode ser feita manualmente por meio de lixas ou com aparelhos elétricos sob anestesia local ou sedação em ambiente hospitalar sem internação. O paciente habitualmente retorna às atividades cotidianas em pouco dias. Mudanças na pigmentação são comuns, porém geralmente desaparecem nos primeiros seis meses. Em alguns casos várias sessões podem ser requeridas para corrigir uma cicatriz.

Tenho um problema nas unhas que já tomei e usei todo tipo de antimicótico e não fico boa. Ainda tenho solução?

Nem toda alteração que acomete as unhas é de origem fúngica. A unha é sede de inúmeras doenças locais, tumores, bem como manifestações locais de doenças sistêmicas. Se você usou todos esses antifúngicos e sua unha não ficou boa, você terá que ser submetido a uma biopsia da que é a retirada da lâmina e do leito para exame histopatológico. Esse procedimento deverá ser feito por dermatologista sob anestesia local. Com esse exame as suas chances de saber o que está provocando essa alteração são bem maiores.

Tenho quelóide, já retirei, mas voltou novamente e pior. Tem solução para meu caso?

O quelóide não deve ser retirado por completo porque ele sempre vai retornar e sempre maior que antes. Existem alternativas de tratamento como infiltrações locais de corticoides e outras substâncias além da criocirurgia que é a destruição do quelóide através do seu congelamento. Lógico que o tratamento irá depender da localização, cor da sua pele, e tamanho da lesão. Há várias alternativas com bons resultados.

Meu filho tem 13 anos e tem espinhas. Ele pode tomar o Roacutan?

O Roacutan que é o nome comercial  mais conhecido da isotetrinoina não é a primeira escolha para tratamento de acne. A pele do seu filho terá que ser examinada para classificar sua acne. O uso do Roacutan está indicado mais para acnes graves tipo II e IV. Ele terá que iniciar fazendo uso de terapêuticas tópicas, depois sistêmicas e caso não tenha resposta, fazer o uso da isotretinoina. Mas mesmo assim nem todo mundo pode usa-la. Existem contraindicações  que de saída a contra indicam. Além de uma avaliação bioquímica (exames de sangues) específicos. 

Se eu colocar o botox, terei que fazer para toda vida?

Os tratamentos anti-idade são tratamentos para a vida toda pois o seu relógio biológico não para. Por isso é importante o tratamento contínuo com o dermatologista para ir adequando os produtos.

Quais as técnicas de rejuvenescimento disponíveis na dermatologia?

Atualmente essas técnicas de rejuvenescimento estão alicerçadas em 5 Rs: relax (relaxar), refill (preencher) redrape (reposicionar), resurfacing (reparar a superfície e remove (remover). Relaxar é o relaxamento temporário dos músculos através da toxina botulínica resultando num rosto com expressão mais leve. Preencher é redistribuir a gordura facial perdida com o passar do tempo através da injeção do acido hialurônico. Reposicionar estruturas da pele e músculos através do lifting facial. Reparar as asperezas, rugas finas, poros dilatados através de peelings químicos ou lasers e por último, remover as imperfeições como manchas e pequenos vasos através da luz pulsada.

A minha unha cresce e se parte na ponta. Tem algum tratamento para isso?

Você terá que consultar um dermatologista pois em alguns casos existe um tumor no leito que faz com que essa unha se parta. Esse tumor na maioria das vezes é facilmente removível através de cirurgia em consultório.

Essa tatuagens temporárias feitas de Henna são inofensíveis?

De um modo geral  a henna é  feita com uma pasta, à base do pó de uma planta triturada, a Lawsonia Inermis. Em geral é inócua, raramente causando qualquer reação alérgica porém, alguns tatuadores acrescentam a parafenilenodiamina (PPD), para facilitar sua secagem e tornar os desenhos mais escuros e vistosos. É  a chamada henna negra, causadora de eczemas  que podem se tornar graves. Tão graves que já foram tema de publicação no New England Journal of Medicine.

Eu e a família toda está com coceira em todo corpo? O que é isso?

Fica muito difícil avaliar um quadro dermatológico sem o exame físico. Mas quando toda a família apresenta o mesmo sintoma é muito provável que o problema seja de origem infecto contagiosa. As roupas de uso pessoal e de cama deverão ser lavadas diriamente, e não deverá ser permitida a troca entre os mesmos membros da família. Uma consulta ao dermatologista se faz necessário para que seja prescrito a correta medicação para uso de todos os membros da família caso seja realmente de origem infecciosa.

Qual é a quantidade de fios de cabelo no couro cabeludo e qual é o crescimento normal?

A quantidade média de fios de cabelo no couro cabeludo é de 100.000 folículos pilosos. A velocidade média de crescimento do cabelo é de 0,33 mm por dia. Em um mês o cabelo deve crescer cerca de um centímetro. Porém todos os folículos não tem o mesmo diâmetro. Há quatro tipos de cabelo: o lanugo que é um cabelo fino, delicado sem medula central. O velus pouco pigmentado sem medula central representa cerca de 15% dos cabelos. O cabelo intermediario que aparece no couro cabeludo pós-nascimento e por fim o cabelo terminal que é o mais espesso, pigmentado (exceto os brancos) composto de cutícula, córtex e medula central. O diâmetro do fio também é diferente de acordo com a raça. Os africanos e asiáticos tem os cabelos mais grossos.

O cabelo cai é porque ele "morre"?

O cabelo se renova. Ele tem um tempo de vida sim. O ciclo do cabelo é dividido em fases. A primeira é a fase anagênica, que é a fase de crescimento e dura em média de 3 a 7 anos. A segunda a catagênica que é a fase de regressão que dura cerca de 3 semanas, a terceira a fase telogênica que é a fase de repouso e dura cerca de 3 meses e a quarta a exógena que é a fase de queda ativa do fio. Há ainda quem considere outra fase que é a kenógena quando o folículo esta vazio após a queda de um fio.

A alopecia androgenética ocorre tanto em homens como em mulheres?

Sim. Ela porém é mais frequente nos homens (80%) e em 40% das mulheres. Nos asiáticos e negros é um pouco menos frequente. Pode iniciar-se em qualquer idade a partir do período puberal com dois picos de incidência, entre 2ª e 3ª década e entre a 5ª e 6ª década.

 

Tenho alopecia androgenética masculina. Posso tomar o remédio por toda vida?

De jeito nenhum. A droga utilizada oralmente tem uma metabolização hepática e exames devem ser realizados periodicamente. Homens acima de 40 anos devem fazer uma avaliação prostática. Nenhuma medicação deve ser feita sem acompanhamento do seu dermatologista.

Se eu tomar a medicação para tratamento da alopecia androgenética posso ficar impotente?

De jeito nenhum. Alguns homens, cerca de 2%, apresentam como efeitos colaterais uma diminuição do libido, da potência sexual, do volume do sêmen, ginecomastia e dor no testículo. Esses sintomas desaparecem dentro de 3 meses após a suspensão da medicação.

A mulher pode tomar a mesma medicação que o homem toma para tratamento da alopecia?

Pode sim, em casos específicos. Só o dermatologista poderá prescrever. As pacientes não poderão engravidar de jeito nenhum em razão do risco de hipodesenvolvimento da genitália do embrião de sexo masculino.

O que é tricotilomania?

É uma doença em que a pessoa tem uma compulsão em arrancar o cabelo intencional ou não. Em geral as pessoas não admitem que arrancam o cabelo. Além do acompanhamento dermatológico o paciente também terá que fazer um psicoterapia e em outros a associação de drogas antipsicóticas.

Meu cabelo está caindo. Pode ser alguma doença no couro cabeludo?

Sim. A alopecia como se chama cientificamente a queda de cabelo tem várias causas. Há inúmeras doenças que podem se manifestar com essa queixa como o lupus eritematoso, o liquen plano pilar, a alopecia mucinosa, etc... Só o dermatologista é capaz, através do exame físico e laboratoriais, de chegar a um diagnóstico do seu caso.

Tive um câncer, fiz quimioterapia e meu cabelo caiu todo. Vou ter que usar peruca pra sempre ou tem jeito?

Essas drogas quimioterápicas induzem a um eflúvio anágeno (queda de cabelo) mas é reversível. O cabelo irá nascer com características diferentes do seu anterior como formato, textura e tende a se normalizar após 1 a 2 anos. Existe porém casos de recuperação parcial dos cabelos com um afinamento difuso e diminuição permanete da densidade capilar, mas não são comuns.

Tenho diabetes. Posso me operar das unhas?

Não. A Diabetes leva de um modo geral a problemas circulatórios como insuficiência vascular das extremidades, o que contra-indica qualquer procedimento cirúrgico. Outras doenças também quando presentes como Doença de Raynaud, arteriopatias, tabagismo são fatores proibitivos para esse tipo de cirugia. Mas dependendo de seu caso outros procedimentos que não sejam cirúrgicos pode atenuar o seu problema. Procure sempre um dermatologista para avaliar .

O que são antioxidantes?

É um conjunto de substâncias que neutralizam ou bloqueiam o estresse oxidativo da célula, isto é o efeito danoso dos radicais livres. Os radicais livres podem ser produzidos de diversas formas. Através da atividade biológica própria do organismo, ou através de fatores externos a este como: muita poluição e muita  exposição ao sol (radiações ultravioleta), tabagismo, consumo elevado de álcool, etc...

Como consequência há o envelhecimento global do organismo e principalmente da pele. Os antioxidantes podem ser obtidos  a partir da  alimentação, ingestão de suplementos alimentares ou  através da sua aplicação tópica. Os  principais antioxidantes são as vitamina C, E e beta caroteno (β Caroteno), coenzima Q10 e polifenois. A vitamina C é encontrada nas frutas cítricas, morangos, couve roxa  e pimentões verdes. A vitamina E em nozes, avelãs, sementes e vegetais. A vitamina A  em fontes animais e certos carotenóides. O beta caroteno em frutas e vegetais com a cor laranja ou vermelha.

Fui à praia e apareci com umas manchas escuras na pele . Tem como tira-las? Pode ser grave?

O aparecimento de manchas após a exposição ao sol pode ser devido ao contato com uma substância presente nas frutas cítricas como por exemplo limão e laranja. Os figos e morangos também podem causar este tipo de problema. Este quadro clinico é denominado de fitofotodermatose que é uma doença dermatológica provocada pelo contato de uma substância chamada furocumarínicos e a radiação solar. A gravidade está diretamente proporciconal a quantidade da substância, ao tempo de exposição solar e lógicamente o tipo de pele. Quando entrar em contato com a casca ou o suco dessas frutas a mão ou qualquer outra parte da pele deve ser lavada com água e sabão antes da exposição ao sol.

Comer chocolate dá espinhas no rosto?

Estudos científicos comprovaram que o problema não é com o chocolate mas sim com o leite e o açúcar. O alto nível glicêmico leva a liberação de grandes quantidades de insulina e consequentemente estimulam a glândula sebácea a produzir mais sebo e mais espinhas.

O que é água termal?

É uma água que vem de um subsolo em locais ricos em minerais e oligoelementos como cálcio, magnésio, cobre, zinco e ferro. As mais famosas fontes dessas águas estão na França, onde tive a oportunidade de conhecer, na cidade de La Roche, a água da La Roche Posay. Pode ser usada em qualquer tipo de pele. Essa água tem propriedades calmantes, anti-irritantes e suavizantes. É excelente para ser usada em vôos longos quando a pele fica muito ressecada, em áreas que sofreram queimaduras, em áreas eczematizadas, aliviar coceira, etc...

Qual o protetor solar que devo comprar?

Existe no mercado atualmente mais de 100 apresentações de protetor solar desde gel, creme, loção, fluido, com cor ou sem cor e diversos FPS que nada mais é que fator de proteção solar. A sua  compra está diretamente ligada a cor e a sensibilidade da sua pele ao sol, se sua pele é muito peluda ou não, da intensidade da sua exposição ao sol, se você tem casos de câncer da pele na família, se sua pele é muito oleosa ou tem espinhas. A consulta a um dermatologista é importantíssima para que ele prescreva o produto certo para sua pele. Uma coisa básica ele deve ter, FPS 50 ou mais, ser de amplo espectro (UVA e UVB) e preferencialmente resistente à água.

 

Quanto eu devo passar de protetor solar na minha pele?

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que na face deve ser usada a quantidade de uma colher de chá, em cada braço (uma colher de chá ) pernas (2 colheres de chá), tronco frente (2 colheres de chá ), tronco costas (2 colheres de chá). A aplicação deve ser no mínimo 15 minutos antes da exposição solar e reaplicar a cada 2 horas.

Tenho vontade de fazer preenchimento mas tenho medo porque vejo uns casos horríveis na mídia ? Como posso evitar isso?

Todos os casos que você ver na mídia são resultados de má técnica, exagero na aplicação e falta de bom senso. Quando bem aplicado ninguém vai notar que você fez, além do que pode adiar muito uma indicação de cirurgia plástica. Você deve optar sempre por um preenchedor temporário de preferência a base do ácido hialurônico que é uma substância que é uma componente natural da pele. Essa substância age como uma esponja retendo água da pele e, não é necessário testes antes da sua aplicação por não ser de origem animal. 

Raramente pode ocorrer algum tipo de alergia ou hipersensibilidade e se ocorrer são reversíveis e tratáveis.  Esse  preenchimento  está indicado para tratamento de rugas, olheiras, bigode chinês, mãos, orelhas, nariz, rosto escavado e correção de algumas cicatrizes. A durabilidade varia de acordo com a área tratada que vai de 3m a 18 meses. O resultado é imediato. Para minimizar a dor utilizamos anestésicos tópicos ou anestesia troncular. Pode ocorrer no pós procedimento um vermelhidão, edema, e até pequenos hematomas que são resolvidos em poucos dias. 

o que é alergia? Tem tratamento?

Alergia é uma alteração específica na capacidade do organismo reagir a determinadas substâncias, sejam bactériasvírus, drogas, alimentos, poeiras, etc. A alergia é habitualmente específica, e só se manifesta  quando existe exposição ao mesmo elemento, que determinou este estado reacional. Na grande maioria dos casos, pode ser encontrada, história familiar de reações alérgicas, sejam de pele, respiratórias, ou outras. A cura das reações alérgicas consiste em procura identificar as causas e afastá-las. Os medicamentos utilizados podem apenas controlar as crises, e não modificar este estado constitucional.

O que é um Choque Anafilático?

O choque anafilático, é a principal condição de morte por reação alérgica. Trata-se da liberação súbita de substâncias, que promovem alterações agudas circulatórias, perda de consciência, coma e morte.

As causas são principalmente, drogas, venenos de abelhas, maribondos, cobras, etc... A medicação a ser empregada nestes casos, é principalmente a adrenalina, ecorticoides, que devem ser utilizados, imediatamente ao aparecimento dos sintomas.

Quais as causas da queda de cabelo?

A queda dos cabelos, pode ocorrer devido a inúmeras causas. Desde problema de ordem local, como uso de produtos químicos, infecções traumatismos, até causas orgânicas, tais como doenças infecciosas febris, distúrbios hormonais, ingestão de determinadas substâncias químicas, problema de ordem psicológica, além de fatores hereditárias, o que ocorre principalmente em indivíduos do sexo masculino. Deve-se ainda lembrar que em condições fisiológicas pode acontecer queda acentuada dos cabelos, como ocorre, por exemplo em mulheres pós parto, ou até mesmo durante a substituição normal dos cabelos, que em algumas pessoas é bastante acentuada e denomina-se eflúvio telogeno.

o que é seborreia?

A seborréia é um estado constitucional em determinadas pessoas que apresentam um aumento do tamanho e número das glândulas seborreicas, principalmente no couro cabeludo.

A descamação do couro cabeludo, fina seca, ás vezes abundante,  que denomina-se de caspas, ou Pitiriasiscaptis, (seborréia seca) é afecção freqüente em determinadas pessoas. Em alguns casos pode ocorrer a forma oleosa, com o couro cabeludo engordurado e brilhante, que é a forma oleosa da seborréia.   

O que é frieira?

O que se chama vulgarmente de frieiras, são lesões que ocorrem principalmente entre os dedos dos pés, sob a forma de ferimentos, pequenas bolhas, que são causadas por fungos. Esta dermatose é muito freqüente em nossa região em virtude da influência do clima quente e da alta grau de umidade do ar, agravado pelo uso constante de sapatos e meias. Existem vários medicamentos para uso local e sistêmico, ao lado de medidas profiláticas que quando bem utilizadas levam a cura.

O meu pescoço está muito flácido e não quero fazer cirurgia plástica. Tem como melhora-lo?

Lógico que sim. O ácido poli-L-lático (Sculptra) tem a função de produzir colágeno e como consequência tornar a pele mais rígida, diminuindo a flacidez, suavizando as marcas e linhas. O tratamento é feito através de injeções intra dérmicas profundas a cada mês. O tratamento para se obter o efeito desejado necessita em média de 3 a 4 sessões.

Vou ter algum efeito colateral com a aplicação do Sculptra?

Após a aplicação você poderá ter uma vermelhidão e um inchaço no local, que desaparecem no dia seguinte. Poderão surgir também algumas equimoses que regridem em torno de 5 a 8 dias. A formação de nódulos pode ocorrer desde que não seja feita as massagens 2 x ao dia por no mínimo 15 dia após a aplicação do produto. 

Quais os locais em que posso injetar o Sculptra?

A face, pescoço, braços, abdômen, mãos, glúteos e joelhos.

Qual a durabilidade do efeito do Sculptra?

Normalmente ele pode ser reaplicado após 18 meses. Mas, vai depender de pessoa para pessoa.

O Sculptra tem alguma contra-indicação?

Ele está contra-indicado para aquelas pessoas que tem alergia à substância, gestantes, portadores de colagenoses, imunodeprimidos, ou que tenham alguma infecção na pele no momento da aplicação.

Tenho uma tendência enorme a contrair fungo nas minha unhas. Tem como prevenir ?

Não deixe suas unhas em contato com água por muito tempo. Além de torna-las mais vulneráveis a quebrar, porque elas ficam mais amolecidas pela hidratação, elas se tornam mais propícias ao crescimento de fungos devido a umidade por um tempo maior.  Tenha seu próprio material para levar para a sua manicure. Caso não seja possível só vá a salões que esterilizem o material, tipo alicates em autoclave. Exija que o restante do material seja descartável.

Devo cuidar das unhas como cuido do cabelo?

Lógico que sim. Nunca corte demasiadamente a sua unha, deixe sempre uma pequena parte da unha na borda livre. As unhas dos pés devem ser cortadas de forma quadrada e nunca arrendondas. Não retira a cutícula de forma agressiva porque ela tem a função de proteger a matrix da unha. Você deve retirar o esmalte na véspera de colocar um novo. Nesse dia você deve usar um hidratante. Qualquer alteração na unha o dermatologista deverá ser consultado. 

Tenho um sinal (pinta) há muitos anos na minha pele. Como sei quando devo retira-lo?

Os sinais devem ser retirados quando coçam, doem ou ardem. Se já sangrou alguma vez, se sofreram modicação de cor ou se estão crescendo.

Tenho um sinal escuro na planta do pé. É perigoso?

Todos os sinais escuros e pretos devem ser avaliados por um dermatologista. Se eles estão localizados nas plantas do pés, palma da mão, couro cabeludo, dentro da boca ou nos genitais a atenção deve ser muito maior e de preferência devem ser retirados. 

Que restrições terei com o uso do Roacutan?

Em primeiro lugar se você é do sexo feminino é com relação a não engravidar. É imprescindível usar concomitantemente ao Roacutan o uso de anticonceptivos, de preferência dois métodos simultâneos. Também não poderá tomar antibiótico do grupo das tetraciclinas ou derivados, devido à complicações por sua interação. Não tomar bebidas alcóolicas durante o tratamento. Ter o máximo de cuidado com o uso de lentes de contato pois o tratamento resseca muito as mucosas. É recomendável o uso de hidratantes labiais devido a rachaduras que ocorrem nos lábios. A mucosa nasal também deverá ser hidratada. A pele ficará mais sensível ao sol. Não fazer uso de dietas ricas em frituras e gorduras animais durante o tratamento.

Tenho um cisto que elimina um conteúdo mal cheiroso. É perigoso? Devo retira-lo?

O cisto sebáceo ou também chamado de cisto epidérmico são tumores benignos que surgem na pele, na grande maioria das vezes de origem genética. Se apresentam sob a forma de nódulos esféricos, indolores, consistência elástica, móveis e com um orifício mais escuro central por onde sai uma massa de odor fétido. Embora sejam de caráter benigno eles tem tendência a infeccionar, daí a indicação de sua retirada que é feita com anestesia local em regime ambulatorial. 

Eu realmente tenho que cuidar da minha pele?

Com certeza. Você sabia que sua pele é o maior órgão do seu corpo? A pele é o maior e o mais visível órgão do corpo e um dos mais complexos porque interage com muitos outros órgãos. Sua principal função é agir como um escudo que protege suas estruturas internas das agressões externas: doenças, infecções e fatores ambientais como sol, vento e chuva. Sua pele também tem um papel importante na sua aparência. Cuidando da sua pele, você a ajuda a fazer seu papel e ter uma aparência saudável também.

O que é Queratose Actínica?

A Queratose actínica é também chamada de Queratose solar. Caracteriza-se pela formação de uma lesão escamosa ou crostosa na superfície da pele. Varia de tamanho, desde uma pequena cabeça de alfinete a alguns centímetros. Poderá ser clara ou escura, amarronzada, rósea, vermelha ou uma combinação destas e até da mesma cor de sua pele.

A descamação ou a crosta é seca e áspera e é melhor reconhecida pelo tato que pela inspeção. Pode até desaparecer temporariamente para depois ressurgir posteriormente. Ocasionalmente coça ou produz a sensação de ”pinicadas” após a exposição solar. Ela aparece mais freqüentemente na face, orelhas, careca, pescoço, dorso das mãos, antebraços e lábios.

A queratose actínica é perigosa?

A queratose actínica pode ser o início do desenvolvimento de um câncer da pele, sendo então um precursor ou um pre-câncer. A exposição solar e a causa da maioria das queratoses actínicas. O sol danifica a pele e tem seu efeito acumulado ao longo dos anos. Não é uma queimadura solar recente que aumenta o seu risco e sim o sol que você levou ao longo da sua vida. Pessoas que são imuno deprimidas por quimioterapia para câncer, transplante de órgãos tem um risco maior.

Existe tratamento para a queratose actínica?

Existem vários tratamentos efetivos para erradicar as queratoses actinicas. Nem todas as lesões precisam ser removidas, a decisão de qual tratar é baseada na natureza da lesão, sua idade, e fatores genéticos. Curetagem é um dos tratamentos mais comuns. O médico raspa a lesão e manda o material para examinar sua malignizacão. Outros tratamentos são a criocirurgia, eletrocirurgia, dermabrasão e os peelings químicos.

Visitas regulares ao seu dermatologista são imprescindíveis para um controle e melhor prevenção.

                                               

O que é o Herpes simples?

O Herpes simples é uma doença determinada por um vírus chamado Herpes vírus hominis. Há dois tipos: O tipo 1 responsável por infecções na face e tronco e o tipo 2, responsável por infecções genitais, embora já se sabe que ambos podem infectar qualquer aérea da pele e mucosas.

A infecção é transmitida mais por contato pessoal direto embora menos freqüentemente pelo indireto. A intensidade da doença é variável e depende do estado imunológico (as defesas) do paciente. Geralmente a primeira infecção ocorre na infância, passando o individuo a ser portador do vírus por toda vida (cerca de 70 a 90% da população porta o vírus). Esse vírus pode ser reativado produzindo a doença desde que o sistema imunológico tenha alguma depressão (traumas, stress, exposição solar, menstruação, infecções, etc...

A forma mais comum do Herpes é a labial. Surge inchaço, vermelhidão, dor, coceira e o surgimento de bolhinhas tensas nos lábios, conteúdo claro, que podem se tornar purulentas e depois ulcerar. Pode também se localizar na área genital ou em qualquer parte do corpo.

O diagnóstico é feito pelo exame clinico embora existam exames laboratóriais atualmente que possa comprovar. O tratamento local ou sistêmico dever ser feito pelo seu dermatologista a base de antivirais.

O que é Herpes Zoster?

Conhecido vulgarmente pelo nome de cobreiro é causado pelo mesmo vírus da catapora, e embora tenha o nome de Herpes e seja também uma virose não tem correlação com o Herpes simples. Ele pode surgir na infância ou na fase adulta depois de uma fase de latência que pode levar meses ou anos depois da varicela.

Caracteriza-se pelo aparecimento de vesículas (bolhinhas) agrupadas em forma de cachos, de conteúdo claro localizadas sobre trajeto nervoso. É geralmente unilateral e tem como localização mais freqüente o tórax mas, pode acometer também a face, e abdomen. A dor é o sintoma predominante, é intensa e está presente em 20% dos casos. Pode persistir quando não tratado principalmente em pessoas idosas. Em geral a doença regride em 2 semanas e deixa cicatrizes escuras. A dor residual chamada de nevralgia pós-herpética pode ocorrer e é considerada uma complicação do Herpes zoster. O tratamento a base de antivirais deve ser iniciado o mais breve possível, associado aos cuidados locais e analgésicos para a dor.

Existe mais de um tipo de câncer da pele?

Existem três tipos: O Carcinoma baso-celular que é a mais freqüente neoplasia cutânea aparecendo em cerca de 65% dos casos. Ocorre em pessoas acima de 40 anos de idade, sendo fatores predisponentes o sol, a pele clara e a genética. Acomete preferencialmente os dois terços superiores da face, sendo menos comum no tronco e extremidades.

O Carcinoma espino-celular que  ocorre após os 50 anos de idade, em pessoas de pele clara, que tiveram uma maior exposição ao sol. Sua freqüência é de 15% e são mais comuns nos lábios, orelha, face, dorso das mãos, mucosa bucal e genitália externa. É freqüente o seu desenvolvimento a partir de lesões pré-cancerosas.

O Melanoma que é o mais maligno de todos os tumores cutâneo. Sua incidência vem aumentando cerca de 4 a 8 % ao ano. Aproximadamente 10% dos pacientes com Melanoma maligno tem algum parente com esta doença. O melanoma pode ocorrer em qualquer parte da pele. Quando não há relação a nenhuma pinta anterior o primeiro sinal é o aparecimento de um ponto preto que cresce de tamanho. Se já existe algum sinal é importante à observação da regra do ABCDE. A de assimetria, B de borda irregular, C de cor acentuada, D diâmetro aumentado, E de elevação. Nos últimos anos tem-se acrescido ao exame clinico a dermatoscopia que pela observação de determinados padrões de pigmentação e morfologia aumenta a acuidade diagnostica da lesão. Havendo suspeita, deve ser realizada uma biopsia e logicamente o prognóstico está relacionado com o tempo da doença, isto é, quanto mais cedo o diagnostico melhor prognóstico.

O que é o quelóide? Tem tratamento?

O Queloide é o tipo de cicatriz elevada algumas vezes rósea, pode ser dolorosa ou pruriginosa, e muito temida pelos cirurgiões. Ele está relacionado a variáveis como idade, sexo, raça, localização anatômica e tipo de trauma. A maior dificuldade do seu tratamento reside na sua grande tendência à recorrência. Vários fatores deverão estar em mente antes da escolha da terapêutica como localização, tamanho e espessura da lesão, idade do paciente e resposta passada ao tratamento.

Existem vários tipos de tratamento como:

1-Infiltração intra lesional de corticoides (indicada para quelóides de tamanho pequeno localizados na face, tronco e extremidades).

2-Crioterapia com o nitrogênio líquido, indicado para lesões pequenas e discretas. Pode ser combinada a infiltração intra lesional com corticoide e shaving.

3-Cirurgia: Há varias técnicas descritas como enucleação, enxerto de pele fina extraída do próprio queloide, e outras. Pode ser associada à injeção intra lesional com corticoide, pressão, radiação etc...)

4-Ligadura de quelóide pediculado.

5-Laser.

6-Compressão com vestes elásticas.

7-Gel de silicone tópico.

8-Ácido retinoico tópico

9-Radioterapia.

Procure seu dermatologista que ele lhe indicará o melhor tratamento para seu caso.

O que são olheiras?

As olheiras são manchas escuras acastanhadas localizadas ao redor dos olhos, encontradas tanto em jovens como em pessoas adultas. São originadas por um depósito de melanina (pigmento escuro) na pele. Podem ter várias causas: genética (comum em algumas raças), cansaço, stress físico ou emocional, noites mal dormidas etc...

As olheiras ocasionadas pelo stress ou uma noite mal dormida são originadas pela dilatação dos vasos sanguíneos. Os dermatologistas chamam este sintoma de congestão vascular. Assim que o organismo se recupera o problema desaparece. Quando são ocasionadas por um fator genético é mais complicado, pois costumam ser permanentes e a tendência é aumentar com a idade.

 

                                          

Tem tratamento para olheiras?

É bom lembrar que nenhuma deles resolve cem por cento o problema, mas pode a melhor muito.

Compressas com chá de camomila gelado é recomendado para as olheiras roxas, causadas pela dilatação dos vasos. Pelo fato do chá ser gelado, ele contrai os vasos fazendo com que as olheiras diminuam. 

Cremes  - existem no comércio várias  substâncias descongestionantes como a  vitamina C, vitamina K. Os cremes diminuem o inchaço e clareiam as olheiras.

Peeling Químico - é uma solução aplicada na pele que estimula a renovação da camada superficial. É proibido tomar sol durante um longo tempo.

O preenchimento da goteira da lágrima com o ácido hialurônico faz com que a luz reflita e dê um clareamento da área.

ALGUMAS DICAS  :
-Use o corretivo para disfarçá-las. Os de cor bege cobrem as olheiras e os de cor amarela neutralizam o arroxeado. Lembre-se que uma boa noite de sono sempre é muito importante. 

Estou gestante, devo mudar o modo de cuidar da minha pele?

Durante a gravidez a sua pele está mais permeável, ou seja, absorve melhor todos os produtos que nela são colocados. Ocorrem alterações pelo estrógeno e progesterona. As mudanças acontecem, e são muitas desde as psicológicas, como variação de humor, sensibilidade, fragilidade, como físicas, alteração postural, dores lombares, retenção hídrica e estrias.

Caso surjam estrias o tratamento deve ser feito após a gravidez. Os hidratantes devem ser usados durante toda gravidez. Maquiagem pode ser utilizada sem problema. Xampus e condicionadores, uso liberado. Ondulação, tinturas capilares e alisamentos devem ser evitados. Podem causar toxicidade fetal, baixo peso no feto e alergia nas mães. Sabonetes e Desodorantes, evitar os antiperspirantes que contém alumíni. Filtros solares são recomendados e adequados durante toda gestação e agentes clareadores podem ser usados sob orientação médica.

A minha orelha está flácida e envelhecida? Tem como fazer algum procedimento que melhore a aparência?

Com o passar da idade a orelha também envelhece, tornasse flácida e enrugada muitas vezes dificultando o uso de brinco. Uma opção terapêutica bastante simples é o preenchimento com o ácido hialurônico. Realizado em consultório com resultado imediato e sem efeitos colaterais importantes.

Minhas pálpebras coçam muito. Já retirei os cosméticos que uso e não houve melhora. O que devo fazer?

Você deve procurar um dermatologista para examinar a sua pele. Mas nem toda alergia das pálpebras os cosméticos são os culpados. Esmaltes de unha, perfumes, cremes e loções para face, corantes para cabelo, xampus e colírios também podem ser a causa.

O que é rejuvenescimento global?

É um tratamento em que  são combinados os  benefícios da toxina botulínica, que visa relaxar a musculatura e diminuir os sulcos e vincos provenientes das rugas dinâmicas (expressão), preenchedores, aplicados nos sulcos e rugas profundas e também os lasers, que auxiliam no tratamento da superfície e textura da pele.

Sou homem: posso usar os mesmos produtos das mulheres?

Não. A pele masculina, devido às diferenças hormonais, é mais espessa, oleosa e com maior quantidade de pelos. A espessura dos pelos da face é a principal diferença entre homens e mulheres. Estes pelos são estimulados pelos hormônios androgênicos (masculinos) e são mais grossos e densos na região do bigode e da barba. A presença desta pilificação é uma diferença fundamental entre o sexo masculino e feminino, pois os mesmos precisam ser cortados constantemente. Portanto os homens não podem utilizar os mesmos tratamentos femininos. Também, devido à existência destes pelos, podem ocorrer encravamento e foliculite, que é a infecção local.

Sempre tive a pele boa mas ultimamente surgiram manchas escuras na face. Tem jeito?

Essas manchas escuras que você fala é chamada de Melasma. É uma dermatose muito comum em que há uma tendência ao escurecimento da pele (hiperpigmentação), caracterizando-se pelo aparecimento de  manchas escuras na face (áreas expostas). Sua causa é desconhecida, mas apresenta tendência genética e um estímulo ou exacerbação através da exposição solar e alterações hormonais. Muitos métodos e alternativas para o tratamento estão disponíveis: como  terapia tópica com uso de cremes e intensa proteção solar, peelings realizados por dermatologistas  e a utilização de laser, modalidade de tratamento com grande potencial para pacientes de pouca ou nenhuma resposta aos tratamentos anteriores.

Tenho 35 anos e ainda aparecem lesões de acne no meu rosto. O que pode ser isso?

Embora seja um  problema de pele muito comum na adolescência, pode se estender durante a vida toda. As lesões da acne surgem, na maioria dos casos, no rosto, mas podem acometer, com menor frequência, nas costas, no peito, ombros e braços. Suas causas estão relacionadas a vários fatores entre eles, os mais comuns são: alterações hormonais, hereditariedade, uso de determinados cosméticos, entre outros.

Atualmente, há várias formas de tratamento. Podem ser usados medicamentos via oral, ácidos, peelings e alguns procedimentos como o FRAXX  que são utilizados principalmente para as cicatrizes.

Vale ressaltar que o tratamento de cicatriz de acne é complexo e individual. Nesse processo estão envolvidos o tratamento cirúrgico (subcisão,  punch,  dermoabrasão) e também o tratamento com alguns lasers entre outros. As cicatrizes são lesões profundas e necessitam de procedimentos associados para obter o resultado esperado.

O que é a psoríase? Tem tratamento?

É uma doença que provoca o aparecimento de manchas vermelhas descamativas em todo o corpo. As manchas são inflamadas e com escamas brancas, espessas que comprometem principalmente o couro cabeludo, os cotovelos, joelhos, e área genital. Trata-se de uma doença de causa desconhecida onde há comprometimento do sistema imunológico.

É uma doença crônica e tem períodos de melhora e piora, independente da idade do paciente. As formas de tratamento dependem da intensidade e quantidade de lesões, entre outros fatores. Em casos mais brandos, considera-se o uso de medicação tópica, como xampus, pomadas e loções e, nas formas mais avançadas, o uso de medicamentos orais ou injetáveis e sessões de fototerapia com raios UVB, que têm efeito anti-inflamatório. 

Depois da gravidez começou a aparecer uma manchas escuras na face. O que pode ser isso?

Essas manhas escuras de denominadas de melasma ou cloasma. Sao de cor acastanhada, outras vezes de corf escura acinzentada que se localizam na fronte, regiões malares e na área do bigode. Se acentuam após exposição solar e geralmente sào simétricas. Alguns casos são de causa desconhecida outros surgem durante a gravidez ou depois do parto, outros  devido a problemas hormonais, ou apos ingestão  de anticonceptivos.

O que é onicofagia?

Onicofagia é o hábito de roer as unhas. Está muito difundido principalmente entre as crianças e adolescentes. Ele tem sido associado a diversos problemas psicológicos e alterações da personalidade, fundamentalmente relacionadas com a insegurança. A onicofagia produz uma redução do comprimento da  unha, as  bordas distais ficam  serrilhadas  são  frequentes fissuras e estilhaçamentos, que podem dar lugar a infecções. Há pessoas que também tem o hábito de raspar as unhas com outra unha, com os dentes ou  com outros objetos levando a opacidade, estrias ou linhas de fraturas longitudinais. Essa patologia tem tratamento. Procure um dermatologista. 

 

                             

Algum tipo de dieta piora a minha acne?

Já existem evidências científicas que  o consumo de leite e derivados tipo queijos, manteiga e iorgute  mesmo os desnatados pioram a acne bem como dietas com alto teor glicêmico isto é ricas em açucares. Por outro lado a  melhora das lesões ocorrem com o aumento do consumo de alimentos ricos em ômega3 (frutos do mar e peixes. Com relação ao chocolate não há nenhuma comprovação científica que o seu uso poderá agravar sua acne. Porém a maioria dos chocolates são produzidos com leite porisso que todo o cuidado é pouco ao consumi-lo.

                                              

Posso pintar meu cabelo grávida?

Há poucos estudos em seres humanos . Estudos em animais com doses 100 vezes maiores não houve alteração significativa em fetos. O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas diz que a absorção é muito baixa. Porém deve ser evitado tinturas permanentes no primeiro trimestre devido a amônia. Xampus e tonalizanates são permitidos. Luzes, reflexos e ballayage são permitidos por não tocarem a pele.

 

 

 

 

O que é dermografismo?

Dermografismo é uma resposta exagerada da pele ao estímulo físico de pressão. Alguns consideram um tipo comum de urticaria física da infância embora possa ocorrer também  em adultos. São várias as causas. Vão  desde reações medicamentosas ,agentes infecciosos , doenças sistêmicas e herança genética. O diagnóstico é  feito com uma caneta esferiográfica fechada comprimindo ao longo das costas o que provoca após alguns minutos no aparecimento de lesões na pele tipo  urticária. Também é comun aparecer este tipo de lesão em areas expostas a pressão com cintos e faixas e bolsas. O dermatologista irá lhe orientar corretamente o seu tratamento.

                                   

Pano branco tem cura?

Pano branco é uma denominação vulgar de uma micose superficial denominada Pitiríase versicolor. Esta micose acomete  a pele e é muito frequente em todo mundo principalmente nos paises de clima tropical. Caracteriza-se pelo aparecimento de manchas acastanhadas, ora roseas  ora  esbranquiçadas descamativas em placas localizadas em qualquer parte do corpo embora sejam mais frequentes no torax e face. Existem pessoas que tem uma predisposição genética a contrair esse fungo. Dependendo da extensão do quadro o tratamento pode ser sistêmico ou tópico a base de antimicóticos. E , se a frequencia desse fungo é grande, deve-se ter alguns cuidados a mais  com essa pele. Procure um dermatologista que irá lhe orientar sobre o tratamento correto.

                                  

Piolho pode dar nos cílios?

A infestação dos piolhos se denomina Pediculose. A pediculose pode acometer o couro cabeludo (local mais comun) , pêlos da virilha, do  corpo e cílios. O prurido(coceira) é o sintoma mais frequente.  A lêndias que são os ovos deste parasito se aderem ao folículo piloso e se caracteriza pela presença  de pequenos nódulos brancos  presos a haste do pêlo. Em alguns casos tambem se visualiza o piolho. É muito contagioso e  todos os comunicantes devem ser examinados. O tratamento é tópico.

                                                             

Tenho onicomicose há vários anos.Já usei diversos remédios sem resultado. Tem cura?

Onicomicose é o comprometimento das unhas por fungos. Geralmente inicia-se pela borda livre da unha ou lateralmente com perda do brilho, e descamação. O exame micológico positivo é obrigatório para confirmação diagnóstica porque há várias doenças que se manifestam nas unhas e que  parecem  muito com a micose das unhas. Só o dermatologista é capaz de fazer o diagnóstico diferencial  se é uma micose ou não. Algumas vezes faz-se necessário fazer uma biopsia da unha  para se chegar ao diagnóstico. Firmado o diagnóstico correto tem cura com o uso de antimicóticos tópicos e algumas vezes também sitêmicos. O tratamento é longo.

                                                

Tive o diagnóstico de Lupus eritematoso. Que cuidados devo ter?

Existem duas forma de Lupus eritematoso. O Lupus eritematoso cutaneo e o Lupus eritematoso sistêmico. Na forma cutênea as lesões estão localizadas em areas expostas ao sol como face, V do decote, orelhas, lábios e couro cabeludo. Caracateriza-se po placas rosadas atróficas  ou violáceas com descamação fina e aderente . Já a forma sistêmica pode ter evolução aguda, sub-aguda ou crônica. Inicia com quadro clínico variado :rash na pele, febre, artralgias, dores musculares, queda de cabelo, emagrecimento. Além do envolvimento cutâneo os orgãos podem estar comprometidos como rins, pulmão, coração. O cuidado básico e mais importante que voce deve ter é com relação  a fotoproteção( através de chapéu, sombrinha e fotoprotetor). Outras medicas e medicações serão necessárias mas voce terá que procurar um dermatologista que lhe dará todas as orientações necessárias. 

 

                                                

Cresceu na minha unha um tecido esponjoso que sangra com facilidade. O que pode ser isso?

Provavelmente voce teve um traumatismo no local por  um corte com uma tesoura ou alicate de unha. Algumas drogas também  podem levar a formação de granulomas nas unhas. Essa lesão se chama granuloma piogênico. É uma tumefação avermelhada, hemangiomatosa de crescimento rápido e que sangra com muito facilidade. Pode comprometer uma unha ou várias. O tratamento na sua grande maioria é cirúrgico, através da destruição desse tecido  com um bisturí elétrico. A anestesia é aplicada antes do início do procedimento. Esse tratamento  é ambulatorial sem necessidade de internamento ou bloco cirúrgico.

                                           

Tendo tido ultimamente vários furúnculos. O que pode ser isso?

Furúnculo é uma infecção bacteriana aguda do folículo piloso e da glândula sebacea anexa quase sempre provocada pele Staphylococcus aureus.  A clínica é de um nódulo eritematoso, doloroso, acompanhado de calor e edema.  O tratamento é local e sistêmico. Mas se voce tem tido muitos furúnculos algumas medidas são importantes como melhorar sua higiene corporal, lavar bem as mãos, trocar roupa de cama e pessoal diariamente, e observar se os familiares ou contactantes não estão apresentando lesões de piodermites. 

 

                                               

Tenho alergia nas mãos. O que pode ser?

Essa alergia nas mãos é denominada de Dermatite de contato.É um tipo de reação alérgica a substancias que entram em contato com a sua pele.É muito importante identificar e remover o agente cusal. Nas mãos, geralmente os irritantes primarios são substancias de uso doméstico ou ocupacional como sabões, detergentes, e branqueadores de roupas.  Também alguns vegetais poderão causar alergias como o alho, a cebola, o tomate, a cenoura e a batata.  Para que se dê a cura desse processo faz-se necessário além da medicação que a pessoa deixe de entrar em contato com a subtancia que desencadeou o processo e use luvas protetoras de algodão ou suedine e sobre elas outras de plástico (vinil ou borracha) que cubram as mãos até a metade do antebraço. Devem ser trocadas sempre que ficarem úmidas ou molhadas.

 

                                            

No verão é comum minha virilha ficar sempre avermelhada. O que faço para não ter mais isso?

Essas lesões eritemato-esbranquiçadas e maceradas localizadas nas dobras  inguinais, axilares, inframamárias, boca, interdígitos das mãos e no pênis  são sugestivas de Candidíase. O verão pela elevação da temperatura é uma época quando aumenta muito o número de casos dessa doença. A infecção  a maceração, e a umidade são fatores predisponentes locais. Já os fatores sistêmicos mais frequentes são diabetes, imunossupressão, gravidez, neoplasias, obesidade, uso prolongado de corticoide, antibióticos e drogas citotóxicas. 

 

                                                 

Que cuidados eu devo ter com minhas crianças no sol?

As crianças até seis meses não devem ser expostas diretamente ao sol. Crianças com mais de seis meses devem respeitar o horario de 10 as 15h e ainda assim não se expor ao sol sem proteção adequada, como uso de roupas, chapéus e bonés de abas largas, sombrinhas nos carrinhos, óculos escuros e filtros solares.  A aplicação do filtro solar deve ser diaria em todas as areas descobertas incluindo orelhas e pescoço. Os filtros devem ser físicos (próprios para crianças) com fator de proteção mínimo de 30. Reaplicar após suar ou nadar. E lembre-se que, a fotoproteção adequada desde a infância diminui o risco de cancer da pele no adulto.

                                             

 

 

 

O estresse pode levar a ter algum problema na pele?

Sim. A pele é atingida pelo estresse por meio dos mensageiros químicos que regulam seu funcionamento. Várias consequencias do estresse são conhecidas como diminuição da resistencia da pele, aumento do suor, vermelhidão, coceira e alteração da defesa imunitária. Seus efeitos podem propiciar o aparecimento ou agravamento de distrubios ou doenças como enfrquecimento de cabelos e unhas, reações alérgicas, dermaite seborreica, acne, psoríase, vitiligo, pelada, micoses e infecções bacterianas. Em alguns casos são necesários medicamentos contra o estresse que devem ser prescritos pelo médico e embora não mudem a situação vivenciada, ajudam a pessoa a equilibrar-se e poder considerar as mesma situações sob outros pontos de vista.

                                               

 

Pele sensível e alergia são a mesma coisa?

Não. O paciente pode apresentar a queixa de ardor, prurido e queimação quando utiliza um determinado cosmético na face e não ter a mesma sensação quando aplica em outra parte do corpo como por exemplo nos braços . Não existe uma reação alérgica mas uma intolerância ao produto apenas ao ser aplicado no rosto. Atualmente considera-se pele sensivel um tipo de dermatite de contato irritativa ou seja a mesma forma de irritação provocada por um sabão ou detergente.

                                               

Como se adquire a sarna?

A sarna ou também denominada de Escabiose é adquirida pelo contato pessoal, sendo possivel também  adquiri-la através de roupas e objetos utilizados recentemente pelo doente. São comuns surtos em grupos familiares e comunidades tais como asilos, creches, escolas e presídios.

Existe tratamento para melasma?

Como o sol é um dos mais importantes fatores desencadeantes deve-se evita-lo o máximo possível a  exposição solar. O uso de foto protetores tópicos com cor é  uma atitude imprescindível para o seu clareamento.  Além disso o uso de chapéu e óculos escuros e sobrinhas se faz também necessário. Além disso o dermatologista irá prescrever drogas tópicas clareadoras para uso diário de acordo com a sua pele e tipo de melasma que você apresenta.  Dependendo do caso alguns procedimentos coadjuvantes pode ser prescrito também.

 

O que é dermatite atópica?

É uma erupção crônica de causa  alérgica , intensamente pruriginosa que cursa com surtos de exacerbação  e acalmia.  Na metade dos casos o quadro cutâneo está associado a asma, bronquite alérgica ou rinite. Se localiza preferencialmente nas dobras dos braços e pernas. Existe 3 formas de Dermatite atópica  . A do lactente que cursa dos 2 meses a 2 anos com predomínio de lesões na face, tronco, couro cabeludo , pescoço e extremidades. A infantil que cursa dos 2 ao 10 anos e  as lesões são predominantemente nas áreas  flexoras do cotovelos e na região poplítea. Nesta também  é frequente o eritema peri orbitário.  E por ultimo a do adulto que geralmente predomina um quadro de eczema crônico com placas liquenificadas, hiperpigmentadas nas regiões das dobras

Sou portador de eczema atópico. Devo ter algum tipo de cuidado especial com minha pele?

Lógico que sim. Sua pele geralmente é muito seca, portanto nos banhos não deve passar sabonete em demasia. Também a agua quente deve ser evitada porque resseca mais sua pele. Nunca usar buchas ou esponjas, e ao enxugar nunca esfregue a sua pele com a toalha. Os sabonetes devem ser a base de glicerina ou emolientes. Todo e qualquer exercício que leve a sudorese intensa deve ser evitado pois agrava as lesões. Não usar roupas de nylon,, lã, helanca, acrílico ou tecidos que retenham o suor. Os perfumes e aguas de colônia são alergizantes além de conter álcool que resseca mais ainda sua pele.  Aparar bem as unhas para que não provoque escoriações na pele ao coçar.  Evitar contato com poeira, pelos, carpetes

 

O que é erisipela?

É uma infecção provocada por uma bactéria denominada Estreptococo beta-hemolítico. Além do calor ,inchação, bolhas e dor no local  ela vem acompanhada de calafrios, febre,  e prostração no leito. Normalmente a porta de entrada é  uma ferida ou micose entre os dedos do pé  ou uma picada de inseto ou coceira na perna.

 

o que é larva migrans?

É uma dermatose que surge em decorrência do contato com terras ou areia contaminada por um verme chamado Ancylostomo caninum  presente  nas fezes de cães e gatos. Ao penetrar na pele do homen, como ele não apresentam a enzima para  penetrar na pele e seguir o seu ciclo vital ele  perfura a pele e sai formando tuneis ou cordões  serpiginosos bastante pruriginosos. O local mais comum é a planta dos pés mas pode surgir em qualquer área do corpo que entre em contato com a areia .

Que cuidados devo ter para não me contaminar com a larva presente nas fezes dos cães e gatos?

Se você vai a uma praia em que vê a presença de animais andando pela areia você não deve colocar o pé em contato direto com essa areia porque a possibilidade de contagio é grande. Outro local muito frequente de contaminação são os tanques de areia  dos parques , jardins e escolas. As crianças devem brincar nestes locais calçadas.

Apareceram sulcos transversais na minha unha? O que pode ser isto?

Esses sucos transversais  são normalmente superficiais e  marcantes são denominados de sulco de Beau. Eles acometem mais o dedo polegar e hálux. Tem varias causas como hipocalcemia, síndrome do túnel do carpo, paroníquia crônica, eczema, trauma, malaria, deficiência de zinco, retinoides, e habito compulsivo de puxar para trás a cutícula. Procure um dermatologista que ele irá diagnosticar e tratar o seu problema

Tenho como evitar a rosácea?

Sim. Há fatores que agravam muito a rosácea como o fumo, ingestão de bebidas alcoólicas, alimentos quente e muito condimentados, e picantes, chocolates e exposição ao sol e vento.

Como contraí a leishmaniose?

A leishmaniose tegumentar americana é uma  zoonose comum em áreas de mata ou ribeirinhas. Ela é  provocada  pela picada de um inseto chamado de phebotomo. Ele ao se alimentar  de sangue do homem injeta a leishmania na pele. De inicio se forma uma pequena pápula que com a evolução se ulcera . Tem bordos elevados  e infiltrados e um fundo seropurulento. A forma mais comum é a ulcerada mas pode se apresentar sob a forma vegetante, verrucosa e papulo tuberosa. Pode também pode comprometer a mucosa  nasal, lábio, palato e lesões na faringe e laringe.

O que é leucoplasia?

São manchas de cor branca presente na mucosa da boca. Normalmente são assintomáticas. São mais frequentes em fumantes e pessoas que se exponhem ao sol de forma demasiada. Para o diagnóstico faz-se necessário retirar um pequeno  pedaço da lesão . Esse exame se chama de biopsia. É realizado com anestesia local em consultório e depois a pele é suturada. Como a mucosa se regenera muito facilmente na grande maioria não deixa nenhum tipo de sequela. Após retirada da lesão ela é enviada para exame histopatológico pois existe a possibilidade de degeneração maligna dessa lesões porisso que as pessoas portadoras devem ser vistas por um dermatologista a cada 6 meses. Além  disso devem parar de fumar se for o caso e usar fotoprotetor labial diariamente .

Fui a um dermatologista que disse que a minha pele era tipo I. O que quer dizer isto?

Um dermatologista chamado Fittzpatrick classificou a pele em 5 tipos de acordo com a sensibilidade a radiação  ultravioleta . A pele tipo I é considerada  muito sensível. Ao ser exposta ao sol ela queima  muito facilmente e nuca bronzeia. Todo o cuidado é pouco.

agende

a sua consulta

Escolha o melhor dia e turno na semana.

Agendar consulta

tratamentos

e especialidades

Saiba quais são os tratamentos e especialidades oferecidos pela Dra. Sarita Martins.

Conheça

contato

Envie sua dúvida, crítica, sugestão ou elogio.
Informamos que não aceitamos convênios / planos de saúde.